“Phishing” e “malware” foram os incidentes informáticos mais registados em 2019

Portugal apresenta percentagens quase sempre inferiores às médias da UE no que se refere às empresas que reconhecem ter experimentado incidentes de segurança de TIC em 2019, revela o relatório.

O “phishing” e a infeção por “malware” foram os incidentes mais registados pela Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CERT.PT) em 2019, com 31% e 16% do total, indica um relatório esta segunda-feira divulgado.

O relatório do Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a que a Lusa teve acesso, adianta que o “phishing” e a infeção por “malware” foram também os incidentes mais registados pela Rede Nacional de Equipas de Resposta a Incidentes (RNCSIRT) no mesmo ano, com 13% do total, em cada um dos casos.

O Relatório da Linha de Observação Riscos & Conflitos apresenta dados e análises quanto aos principais incidentes de cibersegurança que afetaram o ciberespaço de interesse nacional em 2019 e anos anteriores, destacando ainda os agentes e as ciberameaças mais relevantes e perspetivando o futuro quanto às tendências dominantes que podem afetar o país.

Segundo o relatório, verificou-se, em 2019, um aumento do uso de produtos e serviços de cibercrime disponíveis “online2 (cibercrime-como-serviço), constatando-se que as tendências globais para certas tecnologias emergentes (Internet das Coisas, 5G, Inteligência Artificial, Computação Quântica e Plataformas em Nuvem) aumentam a superfície e os vetores de ataque, ou seja, as oportunidades e os meios para a realização de ciberataques.

Do relatório resulta também que a pandemia de Covid-19 interfere em todas as previsões para 2020 e 2021: possível desaceleração da evolução de algumas tecnologias, ameaça à proteção dos dados pessoais e aumento dos ciberataques que usam a engenharia social oportunista em relação a momentos de crise ou promovem a desestabilização social e política.

Fonte: https://observador.pt/2020/06/15/phishing-e-malware-foram-os-incidentes-informaticos-mais-registados-em-2019/